Benevinhos... digo, Benefícios do Vinho! Só vantagem..


Procurando por aí, você vê vários artigos apontando 5, 7, 10, 15 benefícios do vinho. Bom eu trago o resumo final pra você entender que realmente, são váários os benefícios do vinho!


Se eu fosse você, tomava pelo menos uma tacinha todo dia, por que sendo eu, tomo duas! hahahaha


Mas te trago separado por campos que você pode aplicar o vinho:


1) SAÚDE - Faz bem pra sua saúde, de várias formas, atuando contra diversos problemas de saúde e melhorando a sua saúde:


Já são anos e anos de estudos científicos comprovando os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde humana. Para citar apenas alguns exemplos, o vinho ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, gástricas, ósseas, previne a degeneração da mácula dos olhos, a cegueira e até mesmo o câncer. Cada vez mais há provas de que uma dieta com vinho traz inúmeros benefícios.


Tudo isso se dá aos Polifenóis encontrados nos vinhos, em especial nos vinhos tintos, substância rica em Resveratrol, presente nos taninos da casca e da semente da uva, que já foi demonstrado em várias pesquisas que apresentam significativos resultados para a melhora da saúde de quem consome vinhos regularmente.


O resveratrol é o "Whey Protein" do coração.


O resveratrol possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Isso faz com que o vinho atue protegendo o coração - reduzindo o risco de problemas cardiovasculares, previne o desenvolvimento de trombose, derrame e AVC, diminui a pressão arterial, diminuiu o risco de aterosclerose, previne a diabetes, previne a depressão e o Alzheimer, reduz a inflamação de doenças crônicas, previne o câncer, atua como um escudo natural do corpo, atuando como um antigripal, sendo também ótimo para os ossos e as veias.


2) Dieta Equilibrada e menos calorias:


O consumo moderado de vinho faz parte das dietas mais equilibradas e indicadas para quem quer manter-se saudável por muito tempo. Recentemente, estudos apontaram que quem consome vinho regularmente tem tendência menor de ganhar peso. Outras pesquisas dizem ainda que uma taça de vinho pode equivaler a uma hora de exercício – devido aos efeitos nos músculos e coração.


Sem contar que o vinho é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas, e que aliada a uma boa dieta ajuda a emagrecer e combate a obesidade.


O vinho tinto dispõe de uma propriedade muito especial: ele ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura além de estimular as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos. Para demonstrar isso, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) realizou vários estudos e publicou seus resultados em diversos meios. Mas para que este efeito seja refletido em nossa silhueta, lembre-se que não deve-se beber mais do que uma taça por dia. Obviamente os resultados serão mais visíveis se o vinho for combinado com uma dieta equilibrada e livre de gorduras.


Além do mais, o vinho ajuda a melhorar a digestão!


3) Juventude e Melhoria dos sistemas do corpo e da mente


O vinho possui grande quantidade de compostos antioxidantes que fazem bem para o organismo e ajudam, entre outras coisas, a “manter o corpo mais jovem”, evitando o envelhecimento precoce das células. Sua ação pode ser sentida até mesmo na pele.


O vinho tinto melhora os processos cognitivos, e como isso acontece? São muitos os estudos que demonstram que beber vinho de forma equilibrada, moderada, porém constante, previne demências e doenças degenerativas do cérebro e ainda melhora a memória.


O vinho também diminui as inflamações, evita o endurecimento das artérias e, além disso, inibe a coagulação, melhorando assim o fluxo sanguíneo.


Ainda permite que o tempo de reação seja diminuído em até 25% e aumenta a criatividade em 50%! Bora abrir um vinho para trabalhar!


Se você não consegue parar de fumar, você pode limitar os danos provando vinho tinto, uma vez que ajuda a dilatar as veias e artérias. Deste modo, evita possível trombose causada pelo vício no cigarro.


4) Sensualidade, afrodisíaco e melhora da fertilidade


Como já dito no post anterior, o vinho tinto é um afrodisíaco natural pra as mulheres, aumentando o desejo, a lubrificação e até mesmo a satisfação sexual da mulheres.


Para alguns casais engravidar não é assim tão simples. E não acontece em uma só tentativa. Não se sabe exatamente por que isso acontece, já que as possibilidades são infinitas, mas o Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, após conduzir um estudo com 30 mil mulheres, constatou que beber vinho regularmente diminuiu em quase um terço do tempo de espera dessas mulheres para engravidar.

5) Calmante Natural - Melhora o sono, o humor e diminui o stress


Inegavelmente uma taça serve para relaxar após um dia cansativo de trabalho, no entanto também já há estudos mostrando que pode-se dormir melhor quando ingerimos vinho junto às refeições noturnas.


Sabe quando a gente junta um monte de coisa, fica irritado e do nada explode? Não precisa nem maracujá, muito menos de calmante. O vinho pode melhorar sua qualidade de vida.


Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade na meia-idade.


6) Etiqueta e Harmonização


Diferentemente de outras bebidas, o vinho costuma ter algumas “regras de conduta” na hora de ser servido e consumido. Tudo faz parte de uma tradição e conhecer essa etiqueta ajuda-nos a ter boas maneiras não somente quando se trata de vinho.


Além do mais, nada melhor que um bom vinho para harmonizar e tirar da comida, sabores incomuns e uma alquimia mágica na boca!


7) Sociabilidade


O vinho tende a ser uma bebida social. Apesar de podermos consumir sozinhos em algumas ocasiões, uma garrafa geralmente pede para ser compartilhada. Dividir um vinho é dividir uma experiência, um momento, um deleite mútuo.


8) Cultura


Beber vinho, de certa forma, está atrelado a um determinado conhecimento e cultura. Basta pensar que cada produtor e cada rótulo possuem uma rica história. E mesmo escolher um vinho a esmo acaba requerendo uma dose de saber e educação prévias. O enófilo sempre está querendo aprender mais. Se não conhece de vinho, o Embaixador te ajuda!


9) Romance


Em um encontro, o vinho sempre será a bebida selecionada. Tudo conspira a favor dele nessas ocasiões: o ritual do serviço, a sensualidade da bebida servida em taças, o teor alcoólico na medida certa, a garrafa compartilhada etc.


10) Celebração


Sim, o vinho pode ser uma bebida de meditação também, mas se voltarmos na história, ele era a bebida das celebrações. Cada momento importante de nossas vidas costuma ser marcado pela abertura de um rótulo especial, selecionado para aquele momento, que, junto com ele, será eternizado em nossas memórias.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo